Como o token KEEP funciona
O token KEEP é utilizado para atribuir trabalho na rede Keep.
O token nativo do Keep, KEEP, alimenta a rede e suporta todos os aplicativos que são e serão construídos nela. É necessário possuir KEEP para que alguém se torne membro da rede; Os membros são elegíveis para receber recompensas executando o trabalho na plataforma. Este trabalho é a computação e a disponibilidade necessárias para selecionar e reunir os “keeps” fora da cadeia da rede e para ler os dados associados. Os membros são selecionados aleatoriamente para coordenar um protocolo de geração de chave distribuída que resulta em uma chave ECDSA pública para o grupo, que é usada para produzir um endereço de carteira (wallet) que é publicado na cadeia de hosts.
KEEP é o principal incentivo que impulsiona o comportamento construtivo, facilita a eficiência e a confiança e promove a adoção e o crescimento da rede Keep. É um token de trabalho — Possuí-lo confere o direito de executar as principais funções da rede. Os detentores de tokens devem delegar uma quantidade mínima de KEEP como garantia para serem elegíveis. As oportunidades de trabalho são concedidas aleatoriamente, mas com o tempo, a quantidade de trabalho escolhida para um delegador será proporcional à quantidade de KEEP delegada. Por exemplo, uma pessoa que delega 1.000 KEEP pode esperar, com o tempo, ser selecionada para trabalhar dez vezes mais do que alguém que delega 100 KEEP, ganhando honorários proporcionalmente ao trabalho realizado com êxito.
Esse design aumenta a utilidade do token. O benefício que o KEEP confere aos detentores é relativo ao valor delegado e, portanto, ao compromisso do usuário com a rede. A ideia é que aqueles com mais “tokens em jogo” colhem maiores recompensas. A participação mínima será alterada ao longo do tempo, começando alto e depois diminuindo ao longo de um período de 6 meses.
Os leitores interessados podem conferir mais com Mulitcoin a respeito dos tokens de trabalho para obter mais informações sobre o conceito.
Liberdade, não coerção
O espírito do Keep é dar ao detentor do token a máxima autonomia possível. Acreditamos no design de sistemas de incentivos, não na prescrição de comportamentos. Dessa forma, o token KEEP oferece flexibilidade para detentores e operadores de decidir onde eles querem arriscar e como gerenciá-los. Estamos interessados em construir ecossistemas que permitam às pessoas agirem como desejarem, e no qual o comportamento agregado de todos os participantes resulte em um benefício líquido e na crescente adoção da rede e seu token.
O Keep foi desenvolvido para oferecer suporte a uma variedade ilimitada de aplicativos e oferecer aos membros total liberdade na escolha de onde investir seus recursos e tempo. Os membros da Keep devem “aprovar” qualquer aplicativo na rede para serem considerados para trabalhar nesse aplicativo. Cada projeto terá seus próprios parâmetros e requisitos específicos, e cabe aos detentores do KEEP decidir se os incentivos específicos de cada um justificam os riscos e o comprometimento de tempo.
O único componente em que todos os provedores de serviços KEEP devem participar é o beacon aleatório (Random Beacon), que seleciona grupos de assinantes para os aplicativos criados no Keep. Quando alguém que usa um desses aplicativos precisa do beacon para gerar um número aleatório, esse usuário paga uma taxa que é dividida entre os delegadores participantes do beacon.
tBTC, a maneira segura de ganhar com seu Bitcoin que foi lançado em 27 de abril, pode servir como exemplo aqui. O tBTC é um projeto de código aberto suportado pelo Keep, Summa e Cross-Chain Group. Depois que os provedores optam pelo tBTC, eles podem delegar seu ETH para ter a chance de serem selecionados como assinantes, que verificam e mantêm o BTC depositado pelos usuários do aplicativo. Além da participação mínima na delegação do KEEP, esses assinantes devem vincular uma quantidade de ETH igual a 150% do valor do BTC que está sendo depositado, a fim de desincentivar o mau comportamento. Esse vínculo de 150% é específico ao tBTC e é um dos fatores que os assinantes devem considerar ao decidir se “aprova” o aplicativo ou não para considerá-los para grupos de assinantes. Quando os assinantes selecionados executam suas funções no aplicativo corretamente, eles recebem taxas no KEEP.
Economia de token e o futuro do KEEP
A economia de token do KEEP é relativamente simples. Em um nível muito básico, o Keep recebe taxas por toda a atividade que ocorre nos aplicativos compatíveis. Há um suprimento fixo de KEEP; portanto, seja qual for o valor futuro da rede, sabemos exatamente em quantas partes ela está dividida. Cerca de 25% do suprimento do KEEP é reservado para distribuição pública. Você pode aprender mais sobre a stakedrop do Keep e o “Play for Keeps” aqui. Tudo sendo conforme esperado, devemos esperar um aumento na utilização para que seja possível criar mais demanda para cada unidade. O KEEP foi desenvolvido para que, quanto mais aplicativos houver na rede, mais oportunidades haverá para ganhar com o token. Isso deve levar mais pessoas a delegar o KEEP para participar desses aplicativos, criando mais valor para todo o ecossistema.
A filosofia de Keep está enraizada na ideia de que as pessoas devem ter liberdade para fazer suas próprias escolhas e que mercados baseados em incentivos produzem melhores resultados do que estruturas fortemente regulamentadas, nas quais o comportamento é estritamente prescrito. KEEP, um token de trabalho, deve seu design a esses valores. Ele oferece aos detentores a liberdade de tomar suas próprias decisões, sobre quais idéias participar e quantos tokens devem ser comprometidos. Não temos dúvidas de que alguns serão conservadores, outros imprudentes. Alguns participarão de todos os aplicativos e outros se dedicarão a um ou dois. A equipe do Keep não escolhe vencedores ou perdedores entre aplicativos ou força nossos detentores de tokens a realizar determinadas ações. Estamos confiantes de que, no conjunto, o ecossistema que estamos construindo criará valor para todos.
Participe da lista de discussão do tBTC para atualizações.
Recursos adicionais:
- GitHub do Keep
- A especificação técnica do tBTC
- tbtc.js
- O Canal do Discord de Keep