Guia comparativo para a comunidade Keep parte 1: TBTC vs WBTC e stablecoins
Nesta série compartilharemos comparações e contrastaremos semelhanças entre o Keep Network e outros projetos de criptografia.
A primeira parte desta série fala mais sobre uma das soluções fantásticas do Keep Network Team — TBTC e a compara a stablecoins como WBTC, USDT etc.
Então, o que é TBTC e como funciona?
TBTC é um 1:1 Bitcoin-backed ERC-20 token que é cunhado usando protocolo descentralizado. Um TBTC pode ser resgatado por 1 BTC, em outras palavras, TBTC é o token ERC-20 que é uma representação do Bitcoin no Ethereum.
Como o token TBTC é Bitcoin no Ethereum, esse token permite que o Bitcoin seja usado em Finanças Descentralizadas (DeFi).
“TBTC é o token ERC-20 que é uma representação do Bitcoin no Ethereum”
Para cunhar um token TBTC com BTC, o usuário e a rede devem concluir um processo de várias etapas:
1. Primeiro, Keep Network cria um endereço para o depositante enviar BTC.
O “randon beacon” seleciona 64 nodes para fornecer um número aleatório. Esse número aleatório é então usado para selecionar 3 Keep nodes executando o tipo de manutenção Random Beacon e o tipo de manutenção TBTC. Esses 3 nodes são selecionados com base em quantos Keep token são selecionados para stake neles (ou seja, se você tiver 10% do total KEEP em stake no seu node, você fará cerca de 10% do trabalho na rede). Depois que os nodes são selecionados, eles trabalham juntos para criar um par de chaves públicas e privadas Bitcoin. Esse processo é feito de forma que cada node sempre veja sua própria parte da chave privada, enquanto ainda cria uma única chave pública compartilhável.
2. Em seguida, o depositante adiciona BTC.
O endereço do Bitcoin é fornecido ao usuário que deseja depositar o Bitcoin. Uma vez que o depósito é feito, os nodes envolvidos na criação das chaves recebem uma pequena taxa do signatário como receita garantida pelos serviços prestados. O usuário recebe um Comprovante de Verificação, proveniente da rede BTC e utilizado como comprovante na rede Ethereum, que serve como comprovante de que o depósito está correto. O usuário usa esse recibo no dApp para provar que tem direito ao seu TBTC, que agora pode receber e usar no Ethereum Blockchain em protocolos DeFi. O usuário que resgata o depósito paga a taxa de assinante, enquanto a taxa de assinante que foi originalmente depositada é devolvida ao depositante original. Qualquer usuário pode fechar qualquer depósito TBTC a qualquer momento, incluindo aqueles que não foi aberto, sem impactar o depositante original.
Agora vamos dar uma olhada em moedas estáveis!
A primeira moeda estável conhecida é o Tether. Tether (USDT) é uma criptomoeda com um valor destinado a espelhar o valor do dólar americano. A ideia era criar um caixa digital estável. O Tether converte dinheiro em moeda digital para ancorar ou “amarrar” o valor da moeda ao preço de moedas nacionais como o dólar americano, o euro e o yen. Assim como a Teather agora existem muitas outras moedas estáveis, ancoradas em USD (por exemplo USDC, PAX etc.), ou outras moedas física — Euro, Yen, etc.
USDT — TETHER
Além disso, no ano passado, o WBTC (Wrapped Bitcoin) foi lançado como um Bitcoin ERC-20 token totalmente respaldado no Ethereum. A iniciativa foi criar uma ponte entre a liquidez do Bitcoin e o ecossistema descentralizado no Ethereum, aprimorando todos os aplicativos descentralizados. O WBTC permite que a rede Ethereum seja aproveitada para permitir novos aplicativos e casos de uso para Bitcoin.
WBTC — WRAPPED BITCOIN
Assim como o Tether está no papel garantido por dólares americanos, a criptomoeda de nível institucional BitGo trabalha na segurança de todos os WBTC, portanto, no papel, o WBTC deve ser totalmente garantido pelo BTC.
Portanto, o tBTC é um stablecoin, assim como o USDT e o WBTC são stablecoins, propagados / garantidos por US $ ou BTC respectivamente. Mas qual é a principal diferença entre tBTC e outros stablecoins?
“USDT e WBTC são stablecoins propagados / garantidos por US $ e BTC respectivamente”
A diferença é que podemos cunhar TBTC com BTC e resgatar o TBTC por BTC sem passar por um custodiante centralizado. Em outras palavras, o WBTC é propagado por bitcoin e armazenado por BitGo e USDT (qualquer outro stablecoin fiat) é difundido por dólares americanos (ou outra moeda física) e armazenado por câmbio (como Bitfinex) e você precisa de permissão especial para realmente cunhar e resgatar. No caso do TBTC — é apoiado por bitcoin real que na verdade é protegido pela Keep Netowork, para que qualquer pessoa possa cunhar, resgatar e usar sem custódia centralizada — pura descentralização.
“TBTC — é apoiado por bitcoin real, para que qualquer pessoa possa cunhar, resgatar e usá-lo sem custódia centralizado”
Recomendo que você leia abaixo os artigos / documentação que foram usados para preparar este artigo.
Fontes: