Guia comparativo para a comunidade Keep parte 2: TBTC e Compound
Nesta série compartilharemos comparações e contrastaremos semelhanças entre o Keep Network e outros projetos de criptografia
A Parte 2 fala mais sobre uma das soluções fantásticas da Keep Network — TBTC e Compound Finance.
Então, o que é TBTC e como funciona?
Como o token TBTC é Bitcoin no Ethereum, esse token permite que o Bitcoin seja usado em Finanças Descentralizadas (DeFi).
“TBTC é o token ERC-20 que é uma representação do Bitcoin no Ethereum”
Para cunhar um token TBTC com BTC, o usuário e a rede devem concluir um processo de várias etapas.
1. Primeiro, a rede Keep cria um endereço para o depositante enviar BTC.
O “randon beacon” seleciona 64 nodes para fornecer um número aleatório. Esse número aleatório é então usado para selecionar 3 Keep nodes executando o tipo de manutenção Random Beacon e o tipo de manutenção TBTC. Esses 3 nodes são selecionados com base em quantos Keep tokens são utilizados para stake (ou seja, se você tiver 10% do total KEEP para stake em seu node, você fará cerca de 10% do trabalho na rede). Depois que os nodes são selecionados, eles trabalham juntos para criar um par de chaves públicas e privadas Bitcoin. Esse processo é feito de forma que cada node sempre veja sua própria parte da chave privada, enquanto ainda cria uma única chave pública compartilhável.
2. Em seguida, o depositante adiciona BTC
O endereço do Bitcoin é fornecido ao usuário que deseja depositar o Bitcoin. Uma vez que o depósito é feito, os nodes envolvidos na criação das chaves recebem uma pequena taxa do signatário como receita garantida pelos serviços prestados. O usuário recebe um Comprovante de Verificação, proveniente da rede BTC e utilizado como comprovante na rede Ethereum, que serve como comprovante de que o depósito está correto. O usuário usa esse recibo no dApp para provar que tem direito ao seu TBTC, que agora pode receber e usar no Ethereum Blockchain em protocolos DeFi. O usuário que resgata o depósito paga a taxa de assinante, enquanto a taxa de assinante que foi originalmente depositada é devolvida ao depositante original. Qualquer usuário pode fechar qualquer depósito TBTC a qualquer momento, incluindo aqueles que não foi aberto, sem impactar o depositante original.
Agora vamos dar uma olhada no Compound!
Compound é um projeto ethereum que se concentra em permitir que os “tomadores de empréstimos” contraiam empréstimos e os credores concedam empréstimos bloqueando seus ativos no protocolo.
As taxas de juros pagas e recebidas pelos devedores e credores são determinadas pela oferta e demanda de cada cripto ativo. As taxas de juros são geradas com cada bloco extraído. Os empréstimos podem ser reembolsados e os ativos bloqueados podem ser retirados a qualquer momento.
“Compound é um projeto ethereum que se concentra em permitir que os “tomadores de empréstimos” contraiam empréstimos e os credores concedam empréstimos bloqueando seus ativos no protocolo”.
Os usuários se conectam ao Compound por meio de carteiras como a MetaMask, com todas as posições sendo rastreadas usando tokens que ganham juros chamados cTokens.
Construído com base nesse princípio está o cTokens, o token nativo do Compound que permite aos usuários ganhar juros sobre seu dinheiro, ao mesmo tempo que podem transferir, negociar e usar esse dinheiro em outros aplicativos.
Novos cTokens são criados sempre que um usuário deposita cripto-ativos no protocolo Compound. Se os usuários quiserem fazer um empréstimo usando, por exemplo, ETH como garantia, eles receberão automaticamente o cETH em troca da ETH depositada. Se os usuários desejam usar o USDC para ganhar juros, eles recebem o cUSDC quando depositam o USDC no sistema e assim por diante.
Se os usuários quiserem fazer um empréstimo usando, por exemplo, ETH como garantia, eles receberão automaticamente o cETH em troca da ETH depositada.
Então, resumindo, tBTC e Compound são dois grandes projetos para DeFi, que estão usando a solução Ethereum (Ethereum é conhecido por ser o blockchain programável líder com uma comunidade de desenvolvedores extremamente ativa).
tBTC usa alguns mecanismos bem conhecidos que são usados em Compound / DeFi. Por exemplo, o tBTC depende de fornecimento de preços, títulos e oportunidades de arbitragem para manter o sistema funcionando honestamente.
O tBTC torna possível para os que detentores de Bitcoins aproveitem a lista crescente de DApps de finanças descentralizadas (DeFi) da Ethereum. Por exemplo, desenvolvedores de contratos inteligentes podem integrar tBTC em seus DApps como garantia. Assim, permitindo que os detentores de Bitcoins possam tomar empréstimos contra seu BTC. Ou até mesmo algo tão simples como Bitcoin agora pode ser listado sem intermediários em bolsas descentralizadas (DEXes). A criação efetiva de tokens do BTC sem intermediários abre um mundo de possibilidades para usuários e desenvolvedores.
No entanto, no Compound, os saldos dos ativos fornecidos são representados por cTokens, representações do ativo subjacente que rendem juros e servem como garantia. Os usuários podem pegar emprestado até 50–75% do valor de seus cTokens, dependendo da qualidade do ativo subjacente.
Em breve, a Keep Network usará o tBTC e sua infraestrutura técnica para dar suporte a mais de 40 projetos de criptografia, incluindo MakerDAO, Compound e Uniswap.
O tBTC e o Compound querem ajudar as pessoas a terem mais acesso e controle sobre o dinheiro que ganham e economizam. Embora o projeto tenha recebido suas críticas, o objetivo de longo prazo é ser totalmente descentralizado ao decorrer do tempo.
Recomendo que você leia abaixo os artigos / documentação que foram usados para preparar este artigo.
Fontes: