BTC no Ethereum. tBTC vs wBTC

Evandro Saturnino
7 min readAug 31, 2020

--

Há vários anos, os desenvolvedores de Bitcoin vêm tentando melhorar a eficiência da rede Bitcoin como meio de pagamento. No entanto, soluções como a Lightning Network e a Liquid Network não atraem o mesmo número de apoiadores que os cada vez mais populares Ethereum Blockhain Protocol que usam BTC. Ethereum tem 4 vezes mais BTC bloqueado do que Lightning Network ou Liquid Network.

Com Ethereum Blocks criados a cada 15 segundos em comparação com a cada 10 minutos no Bitcoin, esses tokens fornecem aos usuários transações mais rápidas a um custo menor. Os “bitcoins tokenizados” permitem que os usuários usem o dinheiro em bitcoins ao fazer transações no ecossistema emergente de produtos financeiros descentralizados da rede Ethereum (DeFi). Além disso, com o Wrapped BTC, o Bitcoin agora pode se beneficiar do utilitário derivado dos aplicativos DeFi ao mesmo tempo em que fornece mais liquidez ao ecossistema Ethereum. Desde o início do ano, o número de BTC bloqueados nesses serviços aumentou 1.200%.

Com um Bitcoin token baseado em Ethereum, os usuários poderiam usar o BTC para fazer um empréstimo por meio do MakerDAO, negociar no Uniswap ou Kyber com o mínimo de risco de contraparte ou “staking” sats ganhando juros através do Compound Finance. O crescimento substancial ocorre à medida que o DeFi continua a atingir novos patamares no valor total bloqueado e no valor de mercado. O aumento acentuado é mais uma indicação de que os detentores de Bitcoins buscam entrar no jogo no DeFi Ethereum e encontrar maneiras diferentes para isso.

Como funciona o wBTC?

No final de 2018, a primeira oferta de Bitcoin token chamada wBTC foi lançada, o que gerou um interesse significativo na comunidade Ethereum.

wBTC é uma estrutura multi-institucional para agrupar tokens no Ethereum por meio do uso de Comerciantes e Custodiantes para emitir, queimar e custodiar os ativos subjacentes. Esta proposta foi iniciada por BitGo, Kyber Network e Republic Protocol com o primeiro ativo sendo wBTC (wrapped Bitcoin).

Existem quatro ecossistemas primários que agem no ecossistema wBTC:

  • Custodiante (custodian): Um custodiante profissional (ou seja, BitGo) ou um grupo de pessoas que detém o ativo nativo. Custodiantes controlam as chaves para cunhar novos tokens;
  • Comerciantes (merchant): Uma instituição ou grupo (por exemplo, Kyber ou Republic) que emite ou queima wrapped tokens. Os comerciantes desempenham um papel fundamental na distribuição do wBTC aos usuários;
  • Usuários: Os detentores do wrapped token que podem transferir e transacionar o ativo como qualquer outro token ERC-20 dentro do ecossistema Ethereum;
  • Membros wBTC DAO: Indivíduos com autoridade para governar custodians, comerciantes e usuários. Os membros do DAO são responsáveis ​​por autorizar quaisquer alterações no contrato, juntamente com a adição e remoção de custodiantes.

Cunhar (minting) refere-se ao processo de geração de novos wrapped tokens. A cunhagem deve ser feita pelo Custodiante, porém, é iniciada através do Comerciante. Com isso em mente, os comerciantes iniciam uma transação autorizando um custodiante a cunhar wBTC no endereço do comerciante em Ethereum. Uma vez que esse processo é iniciado, o comerciante envia ao custodiante o BTC nativo. O custodiante aguarda 6 confirmações de bloco no Bitcoin e, uma vez que a transação seja finalizada, o custodiante gera uma transação no Ethereum para cunhar o equivalente 1: 1 de um novo wBTC.

Os usuários no Ethereum podem então solicitar wrapped tokens de um comerciante. No entanto, para que o Comerciante emita o wBTC, os usuários são obrigados a concluir os procedimentos KYC (conheça seu cliente) e AML (anti-lavagem de dinheiro). Assim que isso ocorrer, o usuário e o comerciante podem realizar uma troca atômica ou usar uma troca confiável com o comerciante que recebe o Bitcoin e o usuário que recebe o wBTC.

Benefícios wBTC

A maior vantagem do wBTC é a vantagem do pioneiro. Agora wBTC é olíder absoluto no nicho no qual ocupa cerca de 65%, com elevado nível de liquidez. O wBTC já acumulou mais de 31.000 BTC ou $ 350 milhões (no momento em que este artigo foi escrito) e quase todos os principais DeFi oferecem suporte a empréstimos, depósitos e garantias.

Além disso, o sistema wBTC é bastante confiável e permite que você faça depósitos de qualquer tamanho com períodos mínimos de bloqueio.

Desvantagens do wBTC

Em primeiro lugar, os usuários que desejam criar ou resgatar o wBTC devem passar pelo KYC (conheça seu cliente) / AML (anti-lavagem de dinheiro). É importante observar que os usuários ainda podem realizar transações e manter o wBTC sem KYC / AML enquanto ele estiver em circulação.

A última grande desvantagem é a confiança do sistema no modelo de consórcio. Os usuários terão que confiar em um punhado de instituições criptográficas para cunhar, queimar e custodiar os tokens. Embora nenhuma instituição controle todo o sistema, o modelo de consórcio não preenche completamente os valores essenciais das arquiteturas criptográficas e descentralizadas. Ou seja, podemos concluir que o sistema é parcialmente centralizado e não corresponde às ideias principais da comunidade criptográfica. Esse fato desvaloriza completamente todos os benefícios do wBTC.

Como funciona o tBTC?

tBTC é um sistema descentralizado e trustless (Sem intermediários) para Wrapped Bitcoins proposto pela Keep Network. O objetivo do tBTC é criar um sistema sem intermediários para usar Bitcoin em sistemas baseados em Ethereum e pode ser visto como uma infraestrutura crítica para o sucesso de o ecossistema de uma forma ampla.

Os usuários que desejam cunhar tBTC podem fazê-lo enviando uma solicitação de depósito para o contrato inteligente tBTC no Ethereum. O depositante também deve fazer stake de ETH, conhecido como título de depósito, como um mecanismo anti-spam para o sistema onde o título de depósito é devolvido após a conclusão do processo.

Depois que o usuário envia o título de depósito, um grupo de assinatura selecionado aleatoriamente gera um endereço de carteira BTC público para o usuário. Os membros do grupo de assinantes são escolhidos a partir de um grupo elegível de assinantes que concordaram em vincular a ETH como garantia. Esta ETH vinculada é um incentivo para alinhar os interesses dos signatários e pode ser usada para penalizar os membros em caso de mau comportamento. Com isso em mente, os signatários devem colocar 150% do valor total do depósito na ETH como garantia para gerar um par de chaves. Este mecanismo é muito semelhante ao sistema MakerDAO e Dai stablecoin.

Uma vez que o depositante tenha enviado o BTC para o endereço de depósito do grupo de assinatura, a prova do depósito é verificada por um SPV (Sistema Simples de Verificação de Pagamento) no Ethereum. Uma vez verificado, o contrato inteligente permite uma cunhagem 1: 1 de tBTC.

Benefícios do tBTC

A maior vantagem do tBTC sobre o wBTC é a falta de um intermediário no sistema. Em vez de depender dos participantes do sistema, o tBTC depende da matemática e das leis da criptografia para governar o sistema. Ao mesmo tempo, os usuários que desejam criar tBTC ou comprar BTC não precisam realizar KYC e AML, pois todo o processo é baseado nos princípios da falta de um intermediário, descentralização e anonimato.

Desvantagens do tBTC

A principal desvantagem é um atraso significativo e adiamento do lançamento do tBTC. Isso permitiu que os concorrentes capturassem uma parte significativa do nicho e da liquidez. A avaliação da parte técnica é difícil, pois o tBTC ainda não foi lançado oficialmente, mas está em fase final de testes. Outra desvantagem é a limitação na criação do número de tBTC por transação, que é no máximo 1 tBTC. Portanto, usuários com grande volume precisam realizar várias transações, o que complica muito o processo.

Comparando WBTC com tBTC

Além do sistema de arquitetura, o wBTC e o tBTC possuem uma gama de semelhanças e diferenças.

Em termos de semelhanças, ambos os modelos são totalmente garantidos por prova de reservas on-chain. isso significa que cada wBTC ou tBTC em circulação é garantido 1: 1 com BTC mantido em carteira de custódia. Dado que a garantia é on-chain, qualquer pessoa pode verificar o suporte do token subjacente. Portanto, embora esses sistemas possam ser drasticamente diferentes na arquitetura do sistema, tanto o wBTC quanto o tBTC oferecem sistemas altamente transparentes para verificar o suporte do ativo subjacente.

Conclusão

Embora tBTC e wBTC ofereçam sistemas transparentes com garantia verificável, cada sistema tem suas próprias compensações. O wBTC é construído em um sistema bastante centralizado que cria certos riscos, problemas e discussões. Ao mesmo tempo, é o sistema de interoperação mais popular e um líder de nicho. O tBTC ainda não foi lançado e ainda está em testes finais. Os princípios nos quais o tBTC é construído são completamente descentralizados e anônimos, o que é uma vantagem significativa. A equipe tBTC precisa trabalhar muito para competir com as soluções existentes já no mercado. Além disso, o projeto já tem um apoio significativo de parceiros (a Coinbase está estudando adições ao tBTC) e, mais importante, da comunidade. Portanto, o tBTC pode facilmente se tornar o primeiro e ocupar o lugar do wBTC no mercado.

Se você deseja obter uma compreensão completa do sistema tBTC ou wBTC, pode verificar as seguintes fontes:

--

--

No responses yet